Selecione um case

Você ainda não selecionou
nenhum case.

Embaixada Britânica / Fiocruz

logo da embaixada britânica logo da fiocruz

Apoiados pela Embaixada Britânica, pesquisadores do Observatório COVID-19 da Fiocruz produziram grande quantidade de notas técnicas, relatórios e informações sobre a situação da pandemia no Brasil durante a emergência sanitária.

ícone de um alvo

Desafio

Transformar grande quantidade de evidências científicas sobre os efeitos nocivos da COVID-19 sobre populações marginalizadas durante e após a pandemia em materiais atraentes e facilmente compreensíveis por gestores públicos.

Antes

Dezenas de artigos científicos sobre os impactos da pandemia sobre as populações mais vulneráveis, como indígenas, moradores de favelas, mulheres e população ​num formato tradicional de divulgação científica.

Imagem de uma página de um artigo científico Imagem de uma página de um artigo científico
Depois

Com base nas evidências dos artigos, a EasyTelling desenvolveu um hotsite especialmente para gestores. Ele oferece recomendações prioritárias e sugestões práticas de implementação para conter a pandemia entre povos indígenas, moradores de favelas e gênero, as populações mais afetadas pela COVID-19. Cada um desses três temas ganhou uma seção própria. O conteúdo do site foi ainda mais otimizado em cards para redes sociais, com o objetivo de incentivar a implementação de políticas públicas com base em evidências.

imagem de um website com fundo laranja sobre políticas públicas para a COVID-19 imagem de um website com fundo verde sobre reduzir a covid em sociedades indígenas
Voltar para o topo

Fundo Newton / UFSJ

logo da Newton Fund logo da universidade federal de são joão del-rei

Financiado pela Embaixada Britânica/Fundo Newton, o estudo dos pesquisadores do Laboratório de Ictiologia da UFSJ investigou as causas de episódios de mortandade de peixes por usinas hidrelétricas e mapeou o número desses ocorrências no país.

ícone de um alvo

Desafio

Ampliar o conhecimento do público em geral sobre os episódios de mortandade de peixes, fato desconhecido da maior parte da população, e levar as evidências sobre as causas de morte a hidrelétricas, gestores e outros públicos capazes de gerar impacto e mudanças com elas.

Antes

O projeto "Aumentando a resiliência da pesca e o desenvolvimento da energia hidrelétrica: o caminho para o NEXUS sustentável de energia-água-alimento no Brasil" produziu diversos artigos científicos sobre as causas de mortandade de peixes por hidrelétricas.

Imagem de uma página de um artigo científico
Depois

A EasyTelling organizou uma campanha e um evento público, ambos bilíngues, com a participação de 450 pessoas e mediação da repórter Sônia Bridi. Produzimos ainda um relatório com dados inéditos sobre o problema, que foi divulgado no evento e amplamente publicado pela imprensa. A EasyTelling também facilitou um dia inteiro de imersão com pesquisadores, representantes de hidrelétricas, Ministério Público e órgãos ambientais do governo para elaborar um Plano Nacional de Combate à mortandade de peixes. Foi a primeira vez que os atores se reuniram em torno deste tema.

Voltar para o topo

MAP-FIRE

logo da Newton Fund logo da Cemaden

Idealizada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e financiada pelo Fundo Newton, a plataforma MAP-FIRE é uma ferramenta para identificar queimadas e incêndios florestais na região amazônica.

ícone de um alvo

Desafio

Apresentar a plataforma a gestores públicos a órgãos de combate a incêndio, como defesa civil e Corpo de Bombeiros, explicando como os dados que ela gera podem ser utilizados para a tomada de decisão e combate a focos de incêndio.

Antes

Os usuários tinham dificuldade de entender as funcionalidades, dados e mapas da plataforma.

Imagem de uma mapa
Depois

Para explicar como utilizar a plataforma e seus dados para o combate a focos de incêndio, criamos um card de uma página para ser compartilhado pelo WhatsApp com bombeiros e Defesa Civil. Ele contém um link para um vídeo tutorial detalhando todas as funcionalidades.

Voltar para o topo

Grand Challenges Brazil

logo da fundação bill e melinda gates

Criado em 2003 pela Fundação Bill & Melinda Gates, o Grand Challenges é um programa que investe em pesquisas de impacto para solucionar grandes desafios em saúde e desenvolvimento. No Brasil, a iniciativa lançou suas duas primeiras chamadas em 2013 e 2014, focadas em prematuridade e desenvolvimento infantil.

ícone de um alvo

Desafio

Mapear e reportar os resultados científicos dos 20 projetos financiados pelas duas chamadas do Grand Challenges Brazil a gestores de saúde numa linguagem e formato acessíveis a diferentes públicos.

Antes

Os projetos de pesquisa geraram mais de 70 artigos científicos. São pesquisas que vão desde estudos em ciência básica e de ponta que buscavam entender os fatores que desencadeiam prematuridade a intervenções para melhorar a estimulação de prematuros por seus pais.

print screen de um paper print screen de um paper
Depois

A EasyTelling mapeou os principais resultados de cada projeto e criou um site em português e inglês para publicá-los. Cada uma das pesquisas foi reportada em três diferentes formatos para atender a todas as audiências: um texto para público leigo, uma ficha técnica e um vídeo. O principal objetivo foi levar as evidências para gestores de saúde e atrair financiamento para a continuidade das pesquisas.

imagem de um website com fundo branco sobre o Grand Challenges Brazil imagem de um website com fundo branco sobre o Grand Challenges Brazil imagem de um website com fundo branco sobre o Grand Challenges Brazil
Voltar para o topo

Universidade Católica de Louvain

logo da Universidade Católica de Louvain

Os pesquisadores Tiago Reis e Patrick Meyfroidt, do Instituto da Terra e Ciências da Vida, estudam há anos as relações de todos os atores da cadeia produtiva da soja e seus impactos no meio ambiente.

ícone de um alvo

Desafio

Transformar um artigo científico de 17 páginas em vídeos curtos focados em quatro diferentes públicos. Além de divulgar a pesquisa, o objetivo foi explicá-la numa linguagem acessível às quatro audiências entrevistadas pelos pesquisadores durante o estudo.

Antes

Publicado no periódico One Earth, o artigo dos autores apresentava uma metodologia para medir a estabilidade das relações entre produtores de soja, traders e países consumidores do grão. Clique na figura abaixo para saber mais.

print screen de um artigo científico com o mapa do brasil
Depois

Para explicar a pesquisa, a EasyTelling produziu vídeos curtos baseados no conceito de que o mundo é formado por linhas. Foram criadas quatro versões diferentes para cada público-alvo com o objetivo de customizar as mensagens-chave e calls to action (chamados para ação). Veja abaixo o vídeo para os produtores.

Voltar para o topo

Better Work

logo da Better Work logo da OIT - organização internacional do trabalho

Better Work é uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a International Finance Corporation (IFC), membro do World Bank.

ícone de um alvo

Desafio

Reformular completamente os relatórios sobre condições de trabalho no setor têxtil de oito países de forma a aumentar os índices de leitura, conscientizar sobre mudanças e melhorar a situação do trabalhador, gerando impactos e mudanças reais no chão de fábrica.

Antes

Longos relatórios de mais de 60 páginas, muito técnicos e com bastante texto, o que dificultava a leitura de audiências importantes para o cliente como marcas, governos e organizações com capacidade para melhorar as condições de trabalho nos setores texteis de cada país.

print screen de um artigo científico
Depois

Aplicamos técnicas de knowledge translation para transformar textos longos em documentos amigáveis de 18 páginas, repletos de infográficos, destacando as informações que importam numa linguagem acessível, com cases e histórias humanas.

print screen de um artigo com uma foto de mulheres vietnamitas trabalhando em uma fábrica, e alguns infográficos ao lado

Também criamos cards com infográficos, ícones e imagens para simplificar os principais dados e conclusões dos relatórios e transformá-los em postagens nas redes socias do cliente.

imagens de infográficos

Para facilitar a apresentação dos resultados, elaboramos ainda 8 apresentações em PowerPoint (uma para cada país) com os principais destaques do Relatório Anual.

imagens de slides com fotos de mulheres haitianas e infográficos

As estratégias também incluíram materiais para assessoria de imprensa, como um press release voltado à imprensa global para apresentar as principais conquistas e desafios da indústria têxtil de cada país atendido pela Better Work, destacando também os esforços do setor e da organização para enfrentar a pandemia do COVID-19.

imagens de um artigo com a foto de uma mulher sorrindo em uma fábrica
Voltar para o topo

Fundação Lemann

logo da fundação lemann

Organização sem fins lucrativos brasileira focada em melhorar a educação pública no Brasil.

ícone de um alvo

Desafio

Simplificar e explicar a gestores complexos fluxogramas, como o do exemplo abaixo, que mostra o passo a passo para formular uma política pública de educação.

Antes
imagem de um fluxograma longo, complexo, e com muitos textos
Depois

Infográfico de uma única página com símbolos e linguagem familiar a gestores explicando as seis etapas necessárias para se elaborar uma política pública

imagem de um fluxograma estilizado e colorido
Voltar para o topo

Fundação Lemann

logo da fundação lemann

Organização sem fins lucrativos brasileira focada em melhorar a educação pública no Brasil.

ícone de um alvo

Desafio

Transformar a linguagem técnica de mais de 150 páginas de estudos de caso e pesquisas em educação em informações úteis e práticas para guiar o processo de seleção de diretores de escolas públicas no Brasil.

Antes
imagem de um fluxograma longo, complexo, e com muitos textos imagem de um fluxograma longo, complexo, e com muitos textos
Depois

Cards ilustrados de uma página explicando, passo a passo, como conduzir diferentes métodos de seleção para selecionar os melhores diretores de escolas públicas por critérios objetivos.

imagem de um fluxograma estilizado e colorido
Voltar para o topo

Projeto AmazonFACE

logo da Amazonface

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA e Embaixada Britânica

Antes

Os pesquisadores David Lapola, da Unicamp, e Carlos Alberto Quesada, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), publicaram dezenas de artigos sobre os possíveis impactos do CO2 na Floresta Amazônica. Para medi-los com precisão, seria necessário construir um experimento, o maior laboratório a céu aberto do mundo, que reproduziria as condições de CO2 que serão observadas daqui a 100 anos na floresta. Para chegar lá, era preciso explicar a importância da pesquisa para sensibilizar investidores estrangeiros e obter financiamento para a construção da infraestrutura.

print screen de um artigo científico
Depois

A EasyTelling simplificou e condensou dezenas de artigos científicos no vídeo abaixo para explicar, de maneira simples, a importância do experimento e sua importância para o planeta. Resultado: a equipe conseguiu financiamento para o projeto e o filme foi até exibido na COP26 em 2021, em Glasglow, na Escócia.

Voltar para o topo